Alimentação

gesundheit
gesundheit

DEVO MUDAR A MINHA DIETA?

Apesar do que possa ter lido, não há uma “dieta para o cancro” que seja particularmente recomendada depois de ter uma doença oncológica ativa.

Como é evidente, uma alimentação saudável é uma das melhores decisões que pode tomar para fortalecer o seu sistema imunitário – quer tenha CMM ou não. Uma dieta equilibrada pode ajudá-la a combater as infeções ou vírus. O stress e alguns tratamentos oncológicos podem enfraquecer o seu sistema imunitário, o que pode fazer com que adoeça mais vezes.

Fazer uma dieta equilibrada não significa que tenha que eliminar alimentos ditos menos saudáveis, como os doces ou as batatas fritas - estes podem e devem ser incluídos se representarem para si uma fonte de prazer.

Se desejar alterar a sua alimentação, peça à equipa clínica que a acompanha para a referenciar para um nutricionista ou dietista, que a poderá ajudar a fazer mudanças positivas de forma gradual. Pode também ajudá-la a ajustar a sua dieta, se tiver náuseas, diarreia ou outros problemas durante ou após o seu tratamento oncológico.