Skip directly to content

Ensaios clínicos

Ensaios clínicos
Devo participar num ensaio clínico?

O que são ensaios clínicos?

Os ensaios clínicos  são estudos de investigação em doentes voluntários. Avaliam se um novo tratamento é eficaz, bem tolerado e, potencialmente, melhor do que os outros tratamentos para a doença em estudo. O seu médico poderá sugerir que participe num ensaio clínico para ter acesso a um novo medicamento que está a ser testado para o seu tipo de cancro. Nem todas as pessoas são elegíveis. Pode conversar em qualquer altura com o seu médico sobre o papel dos ensaios clínicos no seu plano de tratamento.

Quais são os benefícios de participar num ensaio clínico?

Permite-lhe experimentar um novo medicamento que não foi ainda aprovado para utilização, mas com o potencial para prolongar a sua vida ou melhorar a sua qualidade de vida.

Poderá estar a ajudar-se a si mesma, e estará seguramente a ajudar outras pessoas com cancro da mama ao contribuir para o campo da investigação oncológica quando participa num ensaio clínico.

A participação num ensaio clínico não envolve custos com o tratamento.

Quais são os possíveis inconvenientes?

Os ensaios clínicos requerem, habitualmente, que os participantes façam análises ao sangue, exames de imagiologia e questionários adicionais. Isto pode exigir tempo da sua parte.

Se participar num ensaio aleatorizado, poderá receber o medicamento em estudo ou o tratamento convencional. O objetivo do estudo é comparar a eficácia e tolerabilidade destes tratamentos. O tratamento que irá receber será ditado pela sorte, como quando se "atira uma moeda ao ar”.

Se receber o novo fármaco em estudo, não há garantia de que será bem tolerado ou que resultará melhor do que os tratamentos disponíveis. É isto que o ensaio clínico está a tentar investigar. No entanto, o ensaio foi aprovado pelas autoridades do seu país e pela comissão de ética responsável pela instituição. Estes processos ajudam a assegurar que os novos tratamentos do estudo são suficientemente seguros e eficazes para serem testados.

É muito importante obter informação detalhada sobre um ensaio clínico antes de decidir. Ser-lhe-á entregue uma versão impressa da informação sobre o ensaio clínico e pedido que dê o seu consentimento para participar.


Adicionalmente, deverá fazer à equipa clínica todas as perguntas que tenha antes de entrar no ensaio. Pode fazer essas perguntas em qualquer altura – mesmo depois do estudo ter começado.

Se participar, saiba que poderá abandonar o ensaio clínico em qualquer altura. No entanto, se está a ponderar sair do ensaio, deve primeiro discutir a sua decisão com o seu médico.

Perguntas a fazer se estiver a considerar participar num ensaio clínico
Descarregável
  • Qual é o objetivo do estudo?
  • Qual a duração do estudo?
  • Se participar, quais serão as minhas responsabilidades?
  • Que possíveis benefícios posso ter?
  • Quais são os meus riscos, por exemplo em termos de efeitos secundários?
  • Que tipo de terapêuticas, procedimentos e/ou exames terei de fazer durante o ensaio clínico?
  • Poderei tomar a minha medicação regular durante o ensaio clínico?
  • Onde irei receber cuidados médicos?
  • Quem será responsável pelos meus cuidados?
  • De que forma a minha participação neste estudo poderá afetar a minha vida diária?
  • Posso falar com outras pessoas no estudo?
  • Terei de pagar alguma coisa relativa ao ensaio clínico?
  • Deverei considerar algum custo de deslocações ou para o cuidado dos meus filhos enquanto estiver no estudo?
  • Posso abandonar o estudo em qualquer altura?
purple