Skip directly to content

SABER COMO AS TERAPIAS COMPLEMENTARES ME PODERÃO AJUDAR

SABER COMO AS TERAPIAS COMPLEMENTARES ME PODERÃO AJUDAR

Muitas mulheres encontraram ajuda nas terapias complementares no que toca ao stress, ansiedade e efeitos indesejáveis físicos.

Como podem as terapias complementares ajudar-me?

As terapias complementares podem ajudar com os sintomas emocionais e físicos do cancro da mama metastizado (CMM).
Não podemos predizer o que irá resultar no seu caso mas há várias abordagens que ajudaram outras mulheres e que também lhe poderão ser úteis.

Tenha em conta que estas abordagens não substituem os cuidados médicos, sendo algo adicional que pode fazer. Deve sempre informar o seu médico sobre as terapias complementares que estiver a fazer, especialmente se implicar a toma de algum “medicamento” ou suplemento, mesmo que seja de base natural.

 

Tipos de terapias complementares

Estas encontram-se listadas por ordem alfabética.

 

 

As terapêuticas complementares são apenas uma adição às terapêuticas clinicamente aprovadas.

Como escolher o terapeuta complementar certo

Quando decidir adicionar um tratamento complementar à sua terapêutica convencional para o cancro, é importante que escolha o técnico certo.

Algumas práticas poderão ter serviços desenhados para mulheres com cancro da mama, ao passo que outras oferecem serviços mais generalizados. Se estas práticas forem novas para si, poderá experimentar uma delas numa ou duas sessões e verificar se de facto a ajuda.

Deverá verificar as credenciais dos técnicos e certificar-se de que possuem experiência e são qualificados. As organizações reguladoras podem fornecer uma lista de terapeutas credenciados, incluindo informação sobre a sua formação, política de seguros e há quanto tempo exercem.

Poderá ser boa ideia procurar recomendação junto de amigos ou profissionais de saúde.

light-green

A

  1. ACUPUNTURA

    Trata-se de um tratamento secular chinês que envolve a colocação de agulhas finas em diferentes partes do seu corpo, em pontos específcos. As agulhas são indolores, permanecem no local por 10 a 30 minutos, são estimuladas ocasionalmente e depois retiradas. A acupuntura é utilizada para tratar diferentes tipos de dor, podendo também melhorar o sono. Considera-se que as agulhas podem melhorar a sensação geral de bem-estar.

  2. AROMATERAPIA

    É a utilização de óleos essenciais de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e cascas de árvores. A ideia na base da aromaterapia é que cada óleo essencial tem propriedades próprias e que pode proporcionar diferentes benefícios para a saúde.

  3. ARTE TERAPIA

    É uma forma de expressar questões emocionais ou físicas através da arte. Tem como objetivo que a pessoa se exprima num ambiente seguro, utilizando materiais de arte, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento pessoais.

H

  1. HOMEOPATIA

    Os produtos homeopáticos são desenvolvidos à base de plantas, minerais e substâncias animais.

  2. HIPNOTERAPIA

    Permite que a pessoa entre num profundo estado de relaxamento através da concentração em sentimentos, pensamentos ou sensações específcos. A hipnoterapia pode ajudar as pessoas a lidar com a doença e diminuir a depressão, ansiedade e stress.

M

  1. MASSAGEM TERAPÊUTICA

    Um massagista profissional consegue estimular a circulação e ajudá-la a relaxar. A massagem pode aliviar a rigidez, o desconforto, o stress e a ansiedade. Os terapeutas podem tratar o corpo completo ou concentrarem-se em partes específcas, como a cabeça, pescoço e ombros.

  2. MEDITAÇÃO

    É uma forma de relaxamento profundo, onde pode encontrar um local tranquilo, longe das distrações da vida diária, ajudando o seu corpo e mente e ficarem calmos e descontraídos. Há muitas práticas diferentes de meditação e todas são formas de mindfulness. O mindfulness não está associado a nenhum credo. Signifca apenas estar consciente e presente em cada momento. O yoga é uma prática de meditação em movimento.

  3. MUSICOTERAPIA

    Envolve a utilização da música e do som para ajudar as pessoas a expressarem as suas emoções, para lidarem com a doença e o tratamento.

N

  1. NATUROPATIA

    Refere-se ao uso das terapias naturais para promover a saúde e o bem-estar. Inclui práticas naturais como a homeopatia, acupunctura e ftoterapia.

R

  1. REFLEXOLOGIA

    Significa aplicar pressão e massagem em zonas dos seus pés e mãos. Pensa-se que existem áreas de reflexo nos pés que estão “associadas” a partes específcas do corpo. O objetivo é ajudar as pessoas com cancro a relaxar e a melhorar a sua disposição.

  2. REIKI

    Trata-se de uma técnica ancestral japonesa. O técnico coloca as mãos ligeiramente sobre o corpo da pessoa para canalizar campos energéticos, ajudando-a a nível físico, psicológico, emocional e espiritual. Algumas pessoas com cancro sentem que as ajuda a lidar com as situações difíceis e a sentirem-se profundamente relaxadas.

T

  1. TAI CHI

    Esta prática milenar chinesa combina o yoga e a meditação. Envolve um conjunto de exercícios, estando o corpo em constante movimento. Todos os movimentos são lentos e graciosos, podendo ajudar a reduzir o stress e a aumentar a flexibilidade.

Y

  1. YOGA

    Envolve um conjunto de alongamentos ou posturas, associados à respiração, para melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea. Há vários tipos de yoga, incluindo Hatha, Iyengar e Astanga. Alguns podem criar força e equilíbrio, ao passo que outros se focam mais no relaxamento, meditação e respiração.