As minhas Emoções

gefuhle
orange
gefuhle

LIDAR COM A MINHA NOVA SITUAÇÃO

Há algo muito importante: não precisa percorrer esse caminho sozinha!

Existem muitas ofertas diferentes e pessoas especializadas para ajudá-la na sua situação. Essas pessoas sabem que este tipo de diagnóstico é angustiante. Poderá falar com eles de maneira muito diferente do que faria com pessoas próximas e que estão preocupadas consigo.

Talvez não esteja habituada a partilhar os seus sentimentos ou medos. Seja doente consigo própria - e tenha cuidado. Confie nos seus instintos e seja honesta consigo mesma: do que precisa agora?

Tente ser a sua melhor amiga e cuidar de si mesma.

DA SOBREVIVÊNCIA À VIDA

O que você conquistou nos últimos meses e anos é um desempenho físico e mental superior, comparável a escalar o Monte Everest.

A maioria dos montanhistas e atletas tem um “pressentimento” sobre o que significa cair num campo de neve. Mas não temos um pressentimento sobre o que uma operação, quimioterapia ou radioterapia significa ou como nos iremos sentir.

É difícil para as pessoas que sofrem de uma doença de difícil compreensão e que há muitos meses lidam com terapias num ambiente desconhecido que prejudicam a sua própria autonomia. Poderá parecer um sentimento de desamparo, não só em relação a si mesma, mas também em relação ao meio ambiente, família e amigos. Muitas necessidades básicas são prejudicadas.

Tudo o que sente (por exemplo, cansaço e esquecimento, as "coisas da vida cotidiana") é legítimo e normal. Assim como os atletas ficam cansados ​​e exaustos após uma temporada de competição, também ficará exausta e sem energia após um esforço extraordinário.

O seu corpo está a trabahar a toda a velocidade por causa das várias terapias que está a receber. Os seus tecidos precisam de se regenerar lentamente e é provável que sinta efeitos secundários com os quais precisa de aprender a lidar. O mais importante é ter consciência de que não fez nada de errado - pelo contrário, que o seu corpo se esforça ao máximo e, apesar das consequências da terapia, mostra uma força excecional. O que está a viver e passar atualmente é tudo menos normal, e deve-se lembrar disso todos os dias.

Aqui poderá encontrar informações sobre ofertas de ajuda e pontos de contacto, bem como sobre grupos de autoajuda.

Muitas pessoas afetadas pelo cancro da mama procuram ajuda fora da sua família e amigos. Obter ou usar a ajuda e o suporte de que precisa irá ajudar a lidar melhor com a sua situação.

Existem muitos especialistas para apoiá-la. Pode ser libertador partilhar com pessoas que pensam como você e falar sobre as experiências intensas que está a ter agora.

Diz-se que para as mulheres com deteção precoce do cancro da mama, a sobrevivência é importante, enquanto mulheres como nós, com cancro da mama metastático, devem aprender a viver com o cancro. Acredito que devemos dar ao cancro um lugar permanente nas nossas vidas. Claro, o cancro está sempre lá. Mas também não deve assumir o controlo das nossas vidas. Você ainda é você mesma - e a sua vida contém tantos momentos bonitos, felizes e íntimos. Basta começar e fazer algo com isso! Use cada minuto, todos os dias, todos os meses, todos os anos ...