OS TIPOS DE CANCRO DA MAMA METASTIZADO

É extremamente importante que encontre uma equipa clínica em quem confie e com quem se sinta confortável, assegurando assim que está a receber o melhor cuidado possível a cada passo.
O cancro da mama metastático (CMM) é um cancro que alastrou da mama para diferentes partes do seu corpo. Os tumores nestas diferentes partes são chamadas metástases.
Depois do diagnóstico de CMM, o seu médico terá de verificar de que tipo de cancro se trata. Isto irá ajudá-la a saber quais os tratamentos mais adequados para si.
O cancro da mama pode ter marcadores genéticos de HER2 e recetores hormonais (RH) nas células cancerígenas. Estes marcadores podem ajudar a orientar um tratamento eficaz.
Há quatro tipos principais de CMM:
Esta é a forma mais frequente de cancro da mama, observando-se em aproximadamente dois terços da população afetada.
Quando as células do cancro da mama produzem proteína HER2 em excesso, crescem mais rapidamente do que as células normais e mais rapidamente do que outras células cancerígenas. Este é o denominado cancro da mama HER2-positivo. Entre 15–20% dos cancros da mama são HER2-positivo.
Este é o tipo de cancro que apresenta simultaneamente HER2 e recetores hormonais. Significa que o teste deu “positivo” para ambos os tipos.
Este tipo de cancro não apresenta sobreexpressão de HER2 nem os recetores hormonais de estrogénio e progesterona. Entre 10–20% dos cancros da mama são triplo negativos.
Se ocorrer recidiva do seu cancro da mama, as suas células cancerígenas devem voltar a ser testadas quanto a HER2 e recetores hormonais, dado que podem acontecer mudanças em relação ao cancro original.
O cancro da mama é frequentemente classificado em diferentes estadios entre 0 e IV, com base no tamanho do tumor e se alastrou para gânglios linfáticos e outras partes do corpo. O CMM é cancro da mama de estadio IV . Isto significa que o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos no corpo.
Os médicos utilizam a classificação TNM (T de tumor, N de nódulos ou gânglioslinfáticos, M de metástases), para classificar o tumor. Este permite classificar os doentes conforme o estadio (0-IV).
O cancro da mama em fase inicial inclui os estadios 0,I ou II. Refere-se ao cancro que se localiza ainda na mama ou que alastrou apenas para gânglios linfáticos próximos da mama. O tratamento do cancro da mama em fase inicial ocorre, habitualmente, por um período de tempo limitado.
O cancro da mama localmente avançado, estadio III, está apenas localizado na mama, atinge a pele ou a grelha costal ou tem mais de 10 gânglios afetados, mas não disseminou para outros órgãos.
O cancro da mama metastizado, também conhecido por cancro da mama de estadio IV, é quando o cancro alastrou (metastizou) da mama para outros órgãos do corpo. Esta é a fase mais avançada do cancro da mama.