Skip directly to content

OS TIPOS DE CANCRO DA MAMA METASTIZADO

OS TIPOS DE CANCRO DA MAMA METASTIZADO

É extremamente importante que encontre uma equipa clínica em quem confie e com quem se sinta confortável, assegurando assim que está a receber o melhor cuidado possível a cada passo.

O que é o CMM?

O cancro da mama metastático (CMM) é um cancro que alastrou da mama para diferentes partes do seu corpo. Os tumores nestas diferentes partes são chamadas metástases.

Quais são os diferentes tipos de CMM?

Depois do diagnóstico de CMM, o seu médico terá de verificar de que tipo de cancro se trata. Isto irá ajudá-la a saber quais os tratamentos mais adequados para si.

O cancro da mama pode ter marcadores genéticos de HER2 e recetores hormonais (RH) nas células cancerígenas. Estes marcadores podem ajudar a orientar um tratamento eficaz.


Há quatro tipos principais de CMM:

Recetores hormonais positivos, HER2-negativo

Esta é a forma mais frequente de cancro da mama, observando-se em aproximadamente dois terços da população afetada.

Recetores hormonais negativos, HER2-positivo

Quando as células do cancro da mama produzem proteína HER2 em excesso, crescem mais rapidamente do que as células normais e mais rapidamente do que outras células cancerígenas. Este é o denominado cancro da mama HER2-positivo. Entre 15–20% dos cancros da mama são HER2-positivo.

Recetores hormonais positivos, HER2-positivo

Este é o tipo de cancro que apresenta simultaneamente HER2 e recetores hormonais. Significa que o teste deu “positivo” para ambos os tipos.

Recetores hormonais negativos, HER2-negativo, também denominado triplo negativo

Este tipo de cancro não apresenta sobreexpressão de HER2 nem os recetores hormonais de estrogénio e progesterona. Entre 10–20% dos cancros da mama são triplo negativos.

Se ocorrer recidiva do seu cancro da mama, as suas células cancerígenas devem voltar a ser testadas quanto a HER2 e recetores hormonais, dado que podem acontecer mudanças em relação ao cancro original.

Porque é o meu cancro referido como cancro da mama em “estádio IV”?

O cancro da mama é frequentemente classificado em diferentes estadios  entre 0 e IV, com base no tamanho do tumor e se alastrou  para gânglios linfáticos e outras partes do corpo. O CMM é cancro da mama de estadio IV . Isto significa que o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos no corpo.

Os médicos utilizam a classificação TNM (T de tumor, N de nódulos ou gânglioslinfáticos, M de metástases), para classificar o tumor. Este permite classificar os doentes conforme o estadio (0-IV).

Em que difere o CMM do cancro da mama primário?

O cancro da mama em fase inicial inclui os estadios 0,I ou II. Refere-se ao cancro que se localiza ainda na mama ou que alastrou apenas para gânglios linfáticos próximos da mama. O tratamento do cancro da mama em fase inicial ocorre, habitualmente, por um período de tempo limitado.

O cancro da mama localmente avançado, estadio III, está apenas localizado na mama, atinge a pele ou a grelha costal ou tem mais de 10 gânglios afetados, mas não disseminou para outros órgãos. 

O cancro da mama metastizado, também conhecido por cancro da mama de estadio IV, é quando o cancro alastrou (metastizou) da mama para outros órgãos do corpo. Esta é a fase mais avançada do cancro da mama. 

red