Skip directly to content

ESPECIALISTAS QUE A PODEM AJUDAR

ESPECIALISTAS QUE A PODEM AJUDAR

O cancro de mama metastático pode fazê-la sentir diferentes emoções, com maior ou menor intensidade, que a acompanharão ao longo do processo. Quando estas emoções interferem de forma significativa com a sua vida quotidiana pode pedir ajuda a profissionais especializados.
Não sinta a responsabilidade de sentir-se positiva em todos os momentos. É importante que se permita sentir e tomar consciência do significado para si das emoções que sente, do que necessita, e assim encontrar a melhor forma de lidar com a situação. Às vezes será possível sozinha, outras, talvez com ajuda.

Quem estará disponível para a ajudar irá depender do seu hospital e/ou da zona onde vive. Peça informação à sua equipa clínica sobre quem pode ajudá-la – mesmo que não tencione procurar ajuda de imediato. Seguem-se alguns dos diferentes especialistas preparados para ajudar mulheres com CMM.

  • Psicólogos
  • Grupos de apoio a doentes
  • Assistentes sociais
  • Equipa de cuidados paliativos
  • Psicólogos especializados em Psico-oncologia

    São profissionais especializados nos aspetos emocionais e psicossociais do cancro. Podem ajudá-la a reduzir o sofrimento psicológico, os estados de ansiedade e depressão, e a gerir melhor os desafios psicológicos que enfrenta relacionados com a adaptação à sua doença e tratamentos. Podem também ajudá-la, a si e à sua família, a dialogar sobre o seu diagnóstico e a desenvolver estratégias para lidar melhor com as emoções negativas e a otimizar os seus recursos para gerir a incerteza e os desafios que se lhe colocam.

  • Enfermeiros especializados

    Têm formação especializada em cuidar e gerir sintomas em relação ao cancro da mama e em prestar apoio emocional. Poderão responder a qualquer pergunta sobre a sua doença e também fazer a ponte entre si e diferentes profissionais de saúde e serviços de apoio.

  • Grupos de apoio a doentes

    Podem proporcionar um ambiente onde pode encontrar outras mulheres com CMM. Estas mulheres podem sentir o mesmo e ter perguntas semelhantes. Poderá considerar que elas “entendem”, de uma forma que a família e os amigos simplesmente não conseguem. Se não conseguir encontrar um grupo de apoio próximo de si, poderá encontrar online comunidades de mulheres com CMM. A secção de recursos deste website tem uma lista de grupos de apoio a doentes com CMM

  • ASSISTENTES SOCIAIS

    Podem dar informação e orientá-la para recursos comunitários úteis, como assistência financeira, ajuda com tarefas domésticas ou apoio com as crianças. Poderão ainda informar sobre os direitos consagrados na legislação: atestado de incapacidade multiuso, taxas moderadoras, comparticipação de medicamentos, próteses e produtos de apoio, benefícios fiscais (IRS, IVA, imposto sobre veículos, imposto único de circulação, regime laboral aplicável, proteção na doença, entre outros).

  • Equipa de cuidados paliativos

    É uma equipa multidisciplinar de médicos, enfermeiros e psicólogos que podem ajudar a gerir melhor vários sintomas e melhorar a sua qualidade de vida e a da sua família. Os cuidados paliativos podem incluir desde a gestão da dor e de outros sintomas, a terapêuticas complementares e aconselhamento familiar. 

NÁO tem que passar por isto sozinha.

Pontos chave a considerar sobre como se pode estar a sentir

  • Muitas mulheres na sua situação procuram ajuda para além do seu círculo mais imediato de família e amigos 

  • Há ténicos e profissionais de saúde especialmente treinados e com experiência na ajuda de mulheres com CMM

  • Os grupos de apoio e/ou associações de doentes ajudam-na a conhecer outras mulheres com CMM que estão a passar pelas mesmas experiências 

orange