Skip directly to content

ONDE POSSO PROCURAR APOIO PARA O QUE ESTOU A SENTIR?

ONDE POSSO PROCURAR APOIO PARA O QUE ESTOU A SENTIR?

O impacto emocional da notícia de um diagnóstico de cancro da mama metastático (CMM) não termina quando sai do consultório do médico. Poderá não estar preparada para o que sente. As suas emoções podem apanhá-la desprevenida e poderá acontecer quando menos espera. Poderá sentir que não é a pessoa que costuma ser.

 

Que tipo de apoio poderá estar disponível para mim?

Poderá estar a perguntar a si mesma – e agora? Os médicos estão a cuidar do seu corpo e da progressão da doença – mas, e todos os outros aspetos da sua vida? Como começar a viver esta nova fase da sua vida?
É natural que necessite de apoio emocional e psicológico para a ajudar a lidar com a sua doença e para aprender a viver o dia-a-dia com CMM. 

 

  • O SEU PRIMEIRO PASSO é perguntar à sua equipa clínica quem lhe pode facultar apoio emocional. Esta é uma parte crítica dos seus “cuidados” globais.

 

 

Os amigos e família podem dar-lhe muito apoio mas, por vezes, são demasiado próximos para lhe darem a ajuda que necessita. Um psicólogo especializado em psico-oncologia poderá ser valioso para ajudá-la, em qualquer fase que necessite, a gerir a ‘montanha russa’ de emoções, a reduzir o sofrimento psicológico, melhorar a comunicação com a família e amigos bem como a sua qualidade de vida e bem-estar.

Solicitar ajuda profissional é um sinal de força, não de fraqueza – significa que está a tentar ajudar-se a si mesma. 

Devo juntar-me a um grupo de apoio a doentes?

Cada mulher é diferente em termos de como deseja lidar com a doença. Poderá desejar lidar com ela em privado, apenas com a família próxima e amigos ou incluir a ajuda de um psicólogo. Mas poderá apreciar também ajuda de um grupo de apoio ao doente.

O grupo de apoio certo poderá proporcionar-lhe um local seguro para expressar todos os seus sentimentos e medos. Não precisará de escolher tão cuidadosamente as suas palavras como quando está a conversar com familiares e amigos sobre como se sente.

Encontrar uma comunidade de outras mulheres com CMM poderá também ajudá-la a sentir-se menos só com a sua doença, os seus efeitos secundários e a exaustão. Pode aprender com a experiência de outras mulheres, com a sua força e partilhar os seus próprios pontos de vista para ajudar outras mulheres.

 

Como posso saber se encontrei o grupo adequado?

Quando procurar o grupo de apoio,  irá verificar que muitos não são especificamente para mulheres com CMM. Se a maioria das mulheres do grupo tiverem cancro da mama precoce, terão alguma dificuldade em compreender o que está a passar. 

Se possível, tente encontrar um grupo de apoio a doentes que tenha um núcleo específico de mulheres com CMM. Poderá levar algum tempo até encontrar o certo. Poderá perguntar a outras mulheres com CMM no seu centro de tratamento onde encontraram apoio. Pode também pedir à sua equipa clínica que a encaminhem para um grupo de apoio.

Pode procurar na internet grupos de apoio para mulheres que vivem com CMM. Muitos proporcionam chat rooms ou apoio personalizado, onde o anonimato será preservado. Esta pode ser uma forma muito valiosa de ajuda e assistência. 

orange