O meu tratamento de A a Z

behandlung
behandlung

AS SUAS DIFERENTES OPÇÕES DE TRATAMENTO

Os objetivos do tratamento são evitar que o seu cancro progrida, aliviar alguns dos sintomas causados pelo cancro e assegurar que tem a melhor qualidade de vida possível.

A dor causada pelas metástases deve ser reduzida ao máximo, a fim de manter a melhor qualidade de vida possível, sem causar grande desconforto como resultado da própria terapia. O cancro da mama metastático é tratado principalmente com medicamentos. A radioterapia é às vezes usada e, raramente, a cirurgia é usada para controlar o cancro da mama e minimizar os sintomas. Quando se trata de tratamento através de medicamentos, é feita uma distinção entre terapia anti-hormonal, quimioterapia e as chamadas terapias direcionadas.

Além disso, poderá receber medicamentos que podem aliviar certos sintomas. Se desenvolveu metástases ósseas, os bifosfonatos ou o anticorpo denosumab desempenham um papel importante. São medicamentos que podem fortalecer os ossos.

Nas últimas décadas, grandes avanços foram feitos no tratamento do cancro da mama. Existe agora uma variedade de terapias eficazes disponíveis para o cancro da mama metastático.

HORMONOTERAPIA

As terapêuticas hormonais são utilizadas para tratar os cancros da mama que são sensíveis às hormonas, em particular ao estrogénio. Há diversas terapêuticas diferentes, à base de hormonas, que atuam de forma distinta no organismo. As terapêuticas hormonais são habitualmente administradas sob a forma de comprimidos ou injeção. Pode fazer estes tratamentos isolados ou em associação com outras terapêuticas. A decisão sobre se irá receber terapêutica/tratamento hormonal e sobre o tipo, irá depender se já passou pela menopausa, do tempo que passou desde o diagnóstico e do tipo de tratamento que realizou inicialmente para tratar o seu cancro da mama (se se tratar de uma recidiva). Mesmo que tenha feito terapêutica hormonal no passado, poderá ter que fazê-la novamente.

QUIMIOTERAPIA

Os fármacos citotóxicos atuam através da libertação de substâncias tóxicas para destruir as células cancerígenas. Infelizmente, podem também danificar as células normais, o que pode causar efeitos secundários. Alguns fármacos quimioterápicos são administrados sob a forma de comprimido que pode levar para casa. Outros, são administrados por perfusão intravenosa, por via subcutânea ou intramuscular, pelo que terá que se deslocar a um hospital para os receber.

A quimioterapia nem sempre é adequada para todos os tipos de CMM. Se irá receber quimioterapia ou não irá depender da sua saúde, dos medicamentos que tomou previamente, e do tipo de cancro que tem. Há diferentes tipos de quimioterapia. Se tiver demasiados efeitos secundários com uma, o seu médico poderá, eventualmente, substituí-la por outra diferente.

TERAPÊUTICAS-ALVO

As terapêuticas-alvo são fármacos que atuam bloqueando as vias específicas através das quais as células cancerígenas se dividem e crescem. À semelhança da quimioterapia e da hormonoterapia, o seu objetivo é controlar a progressão do cancro. Dado que resultam apenas em tipos específicos de cancro da mama, as terapêuticas-alvo apenas são recomendadas para mulheres com esse tipo particular de cancro. Há várias terapêuticas dirigidas para os recetores HER2. Estes fármacos atuam em pessoas com níveis elevados de HER2 nas células cancerígenas, mas não atuam nos cancros que não apresentam aumento desta proteína. Para saber se há uma terapêutica-alvo adequada para si, o seu médico tem de averiguar exatamente que tipo de cancro tem.

RADIOTERAPIA

A radioterapia é a utilização de ondas de radiofrequência de elevada energia para destruir as células cancerígenas. No CMM, a radioterapia pode ser administrada para controlar o seu cancro. Pode também ser utilizada para o alívio da dor, se a terapêutica oncológica não a aliviar com a rapidez suficiente. É frequente aplicar radiação nas metástases ósseas que estão a causar dor. A radioterapia para o CMM é habitualmente administrada numa dose única ou num ciclo curto ao longo de alguns dias. Se se sentir relativamente bem, fará a radioterapia em ambulatório, não tendo que passar a noite no hospital. Os efeitos secundários da radioterapia irão variar, dependendo da zona do corpo que está a ser tratada.

AGENTES DE ESTABILIZAÇÃO ÓSSEA

Estes são medicamentos que são utilizados para tratar as metástases ósseas. Atuam ajudando a fortalecer os seus ossos e contribuem para diminuir a perda óssea. Podem ajudar a aliviar a dor óssea e reduzem o risco a longo prazo de fraturas. São administrados sob a forma de comprimidos ou injeções.

CIRURGIA

A cirurgia é raramente utilizada no CMM. Se for submetida a cirurgia, irá também receber terapêutica farmacológica.

TRATAMENTOS PARA TIPOS DE CANCRO ESPECÍFICOS

Recetores hormonais positivos, HER2 negativo

Recetores hormonais positivos, HER2 negativo podem ser tratados com medicamentos que inibem a produção das hormonas estrogénio e progesterona, ou medicamentos que bloqueiam os recetores destas hormonas (terapêuticas anti-hormonal) ou quimioterapia.

Recetores hormonais positivos, HER2 positivo

Recetores hormonais positivos, HER2 positivo podem ser tratados com terapêuticas dirigidas para HER2 e terapêuticas anti-hormonais.

Recetores hormonais negativos, HER2 positivo

Recetores hormonais negativos, HER2 positivo podem ser tratados com terapêuticas dirigidas para HER2 ou quimioterapia.

Recetores hormonais negativos, HER2 negativo (também chamado cancro triplo negativo)

Recetores hormonais negativos, HER2 negativo, também chamado cancro triplo negativo, podem ser tratados com quimioterapia.

COM QUE FREQUÊNCIA FAÇO O TRATAMENTO E QUAL A DURAÇÃO DESTE?

Ao contrário do cancro da mama precoce, em que o seu tratamento é administrado por um período de tempo fixo, o tratamento para o CMM é para toda a vida. Isto porque o tratamento continuado é necessário para controlar o seu cancro e impedir que progrida. Poderá necessitar de tratamento continuado para os sintomas das metástases. Assim, poderá receber um fármaco ou uma associação de fármacos. Após algum tempo, poderá mudar para medicamentos diferentes.

Poderá receber o mesmo tratamento diversas vezes, alternado com outros tratamentos. Poderá deixar de fazer um tratamento temporariamente, se o seu cancro estiver sob controlo. Mais tarde, poderá ter de o retomar.

Os medicamentos que irá receber poderão ser administrados por via intravenosa no hospital ou em comprimidos que tomará em casa. Irá receber a terapêutica semanalmente, a cada 3 semanas, ou mensalmente. A radioterapia é realizada habitualmente numa base diária. Poderá alternar semanas com terapêutica medicamentosa e com radioterapia.

Não existe um único plano de terapia para o tratamento do seu cancro de mama metastático. Cada situação de vida e cada cancro são diferentes.

Compreensivelmente, algumas mulheres podem sentir-se tentadas a interromper o tratamento quando se sentem melhores ou, pelo contrário, se este as fizer sentir pior. No entanto, tanto quanto possível, é absolutamente crítico continuar o tratamento conforme prescrito. Fale com o seu médico se estiver a ponderar interromper o seu tratamento.