Consulta médica

COMO POSSO TER UMA CONVERSA FRANCA COM O MEU MÉDICO?

Como doente, deseja médicos que ouçam com atenção e respondam a todas as suas perguntas numa linguagem compreensível. No entanto, em algumas situações, este não é o caso e uma ou outra questão permanece sem resposta. Às vezes, também pode ser que não ouse fazer certas perguntas. Depende de si quais as perguntas que deseja fazer. Em qualquer caso, poderá ter uma boa conversa com o seu médico e levar muitas informações importantes.

PERGUNTE

Não tenha medo de fazer todas as suas perguntas!

Anote as perguntas com antecedência para não as esquecer. Também classifique as questões de acordo com a sua importância.

Se você não compreendeu algo durante a conversa com o seu médico, é só perguntar novamente.

Está disponível um questionário para descarregar, o qual pode servir de guia para a sua consulta.

APOIO

Sempre que puder, tente trazer um membro da família ou um bom amigo consigo. Ele só terá que ouvir e, se possível, tomar notas para que não perca nada do que o seu médico lhe explicar. Se for ao médico sozinha, anote você mesma os pontos mais importantes.

Apresente o seu acompanhante antes da consulta e explique ao seu médico porque trouxe alguém consigo.

TEMPO

Aproveite o tempo da conversa e não fique com a consciência pesada se a conversa demorar mais. Merece este tempo, e o mesmo permite que tenha um papel ativo em todas as decisões relacionadas à sua condição.