behandlung

EXAMES DE CONTROLO REGULARES

As visitas frequentes ao médico fazem parte do seu tratamento. Os check-ups irão verificar se a sua terapia está a funcionar, mas acima de tudo, é uma oportunidade para falar sobre os possíveis efeitos secundários e encontrar soluções. Como é que sabe que uma terapia está a resultar? Para isso, a sua equipa de tratamento organiza regularmente vários exames.

Pistas importantes são:

O TAMANHO DO SEU TUMOR/METÁSTASES:

O seu médico poderá realizar exames para aferir se o seu tumor ou metástases estão a crescer, a diminuir ou mantêm as mesmas dimensões. Estes podem incluir tomografias computorizadas (TC) ou ressonâncias magnéticas (RM).

O NÍVEL DE MARCADORES TUMORAIS:

Os marcadores tumorais são proteínas ou outras substâncias encontradas, frequentemente, mas não sempre, no sangue, quando há tumores ativos no corpo. A presença de marcadores tumorais elevados indica muitas vezes doença ativa. Os níveis dos marcadores ao longo do tempo podem ser utilizados pelo seu médico para monitorizar a eficácia do seu tratamento.

DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METÁSTASES:

O seu médico irá querer assegurar que não ocorreu disseminação de células cancerígenas para outras partes do corpo. Para tal, poderá obter imagens por TC ou RM. Quanto mais o cancro se alastrar pelo corpo, mais grave se torna, podendo ser necessária uma mudança no tratamento.