O meu CMM em detalhe

diagnose
diagnose

COMPREENDER O MEU CANCRO DE MAMA METASTÁTICO

No momento do diagnóstico, certamente não é fácil entender os efeitos que a doença e qualquer terapia terão sobre si, o seu corpo e o seu estado de espírito. Porém, quanto melhor as suas perguntas pessoais forem respondidas, mais facilmente poderá decidir, juntamente com o seu médico, acerca das opções de tratamento mais adequadas para si.

É extremamente importante que encontre uma equipa clínica em quem confie e com quem se sinta confortável, assegurando assim que está a receber o melhor cuidado possível a cada passo.

QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE CMM?

Depois do diagnóstico de CMM, o seu médico terá de verificar de que tipo de cancro se trata. Isto irá ajudá-la a saber quais os tratamentos mais adequados para si.

O cancro da mama pode ter marcadores genéticos de HER2 e recetores hormonais (RH) nas células cancerígenas. Estes marcadores podem ajudar a orientar um tratamento eficaz.

Existem diferentes formas de combater o cancro, tais como: a terapia anti-hormonal, quimioterapia, terapia direcionada, radioterapia e cirurgia.

Tal como acontece com o cancro de mama inicial, existem quatro tipos básicos de cancro de mama metastático:

RECETORES HORMONAIS POSITIVOS, HER2-NEGATIVO

Esta é a forma mais frequente de cancro da mama, observando-se em aproximadamente dois terços da população afetada. Neste tipo, as hormonas promovem o crescimento do cancro.

RECETORES HORMONAIS NEGATIVOS, HER2-POSITIVO

Quando as células do cancro da mama produzem proteína HER2 em excesso, crescem mais rapidamente do que as células normais e mais rapidamente do que outras células cancerígenas. Este é o denominado cancro da mama HER2-positivo. Entre 15–20% dos cancros da mama são HER2-positivo.

RECETORES HORMONAIS POSITIVOS, HER2-POSITIVO

Este é o tipo de cancro que apresenta simultaneamente HER2 e recetores hormonais. Significa que o teste deu “positivo” para ambos os tipos.

RECETORES HORMONAIS NEGATIVOS, HER2-NEGATIVO, TAMBÉM DENOMINADO TRIPLO NEGATIVO

Este tipo de cancro não apresenta sobreexpressão de HER2 nem os recetores hormonais de estrogénio e progesterona. Entre 10–20% dos cancros da mama são triplo negativos.

DIAGNÓSTICO INICIAL DO CANCRO DE MAMA METASTÁTICO - O QUE ISSO SIGNIFICA PARA MIM?

O cancro da mama é frequentemente classificado em diferentes estádios, entre 0 e IV, com base no tamanho do tumor e se alastrou para gânglios linfáticos e outras partes do corpo. O CMM é cancro da mama de estádio IV. Isto significa que o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos no corpo.

Os médicos utilizam a classificação TNM (T de tumor, N de nódulos ou gânglios linfáticos, M de metástases), para classificar o tumor. Este permite classificar os doentes conforme o estádio (0-IV).

Neste caso, trata-se de uma doença incurável que, no entanto, muitas vezes pode ser estabilizada ao longo de muitos anos com medicação apropriada.

No cancro de mama metastático, o objetivo do tratamento é interromper ou retardar o crescimento do cancro pelo maior tempo possível. Portanto, é uma terapia de longo prazo. Às vezes é possível reduzir temporariamente o cancro e as metástases ou mesmo fazê-los desaparecer completamente. No entanto, o desaparecimento temporário não deve ser confundido com cura.

Dependendo do subtipo de cancro de mama, existem diferentes opções de tratamento, clinicamente comprovadas e em desenvolvimento, que poderá escolher com a ajuda da sua equipa de tratamento.

É importante que esteja envolvida no processo de tomada de decisão.

EM QUE DIFERE O CMM DO CANCRO DA MAMA PRIMÁRIO?

O cancro da mama em fase inicial inclui os estádios 0, I ou II. Refere-se ao cancro que se localiza ainda na mama ou que alastrou apenas para gânglios linfáticos próximos da mama. O tratamento do cancro da mama em fase inicial ocorre, habitualmente, por um período de tempo limitado.

O cancro da mama localmente avançado, estádio III, está apenas localizado na mama, atinge a pele ou a grelha costal ou tem mais de 10 gânglios afetados, mas não disseminou para outros órgãos.

O cancro da mama metastizado, também conhecido por cancro da mama de estádio IV, é quando o cancro alastrou (metastizou) da mama para outros órgãos do corpo. Esta é a fase mais avançada do cancro da mama.

Até ao momento, os investigadores não conseguiram descobrir porque é que o cancro de mama volta a aparecer em algumas pessoas e não em outras. No entanto, certos fatores de risco para a recaída são conhecidos. Estes incluem, por exemplo, o envolvimento de vários nódulos linfáticos axilares ou uma biologia tumoral agressiva, como é o caso do cancro da mama não dependente de hormonas.

Em qualquer caso, o facto de o seu cancro ter regressado não significa que não tenha recebido os melhores cuidados de saúde para si.

Quando recebeu tratamento, após o primeiro diagnóstico de cancro de mama, essa terapia foi limitada no tempo. No cancro de mama metastático o objetivo do tratamento é interromper ou desacelerar o crescimento do cancro pelo maior tempo possível, portanto, agora é uma terapia de longo prazo. Às vezes é possível reduzir temporariamente o cancro e as metástases ou mesmo fazê-los desaparecer completamente. No entanto, o desaparecimento temporário não deve ser confundido com cura.

Para obter informações detalhadas sobre as opções de tratamento para os vários tipos de cancro, consulte O meu tratamento.